A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula foi habitada por índios caáguas da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.
O povoamento da cidade começou quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de cima da serra, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção. O primeiro pároco foi o seu filho, o Pe. José da Silva Leal Leme, em 1762.
Em 1809, o povoado de Cima da Serra passou a pertencer ao município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852, o povoado foi elevado a freguesia de Cima da Serra, que virou município (São Francisco de Paula de Cima da Serra) em 1878.
A denominação viria a perder a alcunha Cima da Serra por volta de 1930, ficando apenas São Francisco de Paula. Entretanto, em 1889 o município foi extinto e anexado a Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). No mesmo ano, o município foi reconstituído, sendo extinto novamente em 1892, e reanexado a Taquara. Finalmente, em 1903, mais uma emancipação, desta vez definitiva.
Até a década de 1940, o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.
Marcos Aguzzolli, um empreendedor de sucesso, foi eleito pela primeira vez prefeito de São Francisco de Paula em 2016. Embora a política não fosse seu objetivo principal, Marcos reconheceu nela uma oportunidade de realizar mudanças impactantes na sociedade. Ao longo de seus dois mandatos, focou em diversos setores, desde infraestrutura até educação e turismo, alcançando avanços notáveis. Sua administração foi marcada por investimentos em pavimentação, saúde, educação e atração de investimentos privados, resultando em geração de empregos e crescimento econômico. Aguzzolli é reconhecido como um prefeito exemplar, cujo legado vai além das realizações materiais, impactando positivamente a autoestima da população de São Francisco de Paula.