A área onde hoje é o município de São Francisco de Paula foi habitada por índios caáguas da tribo dos coroados. Com a extinção destes, a região passou a ser caminho dos tropeiros, que iam do Rio Grande do Sul a São Paulo.
O povoamento da cidade começou quando Pedro da Silva Chaves, capitão de ordenanças da região de cima da serra, doou uma área de terra para a fundação do povoado, que virou patrimônio de uma igreja construída no local. A esta igreja, o capitão batizaria de São Francisco de Paula, santo de sua devoção. O primeiro pároco foi o seu filho, o Pe. José da Silva Leal Leme, em 1762.
Em 1809, o povoado de Cima da Serra passou a pertencer ao município de Santo Antônio da Patrulha. Em 1852, o povoado foi elevado a freguesia de Cima da Serra, que virou município (São Francisco de Paula de Cima da Serra) em 1878.
A denominação viria a perder a alcunha Cima da Serra por volta de 1930, ficando apenas São Francisco de Paula. Entretanto, em 1889 o município foi extinto e anexado a Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). No mesmo ano, o município foi reconstituído, sendo extinto novamente em 1892, e reanexado a Taquara. Finalmente, em 1903, mais uma emancipação, desta vez definitiva.
Até a década de 1940, o município de São Marcos e as localidades de Fazenda Souza, Vila Seca, Criúva e Vila Oliva pertenciam a São Francisco de Paula. A partir daí, passaram a pertencer a Caxias do Sul. Cambará do Sul, emancipada em 1963, e Jaquirana, emancipada em 1987, também pertenceram a São Chico, como é carinhosamente chamado o município de São Francisco de Paula.
Thiago Teixeira, filho de São Francisco de Paula, tem suas raízes profundamente ligadas à cidade, onde sua família está presente há mais de 80 anos. Com 43 anos, construiu uma trajetória sólida e notória tanto na iniciativa privada como empresário na H Teixeira Contabilidade, quanto na vida pública, onde foi vereador, presidente da Câmara de Vereadores, assessor da Secretaria da Fazenda, Secretário de Turismo e vice-prefeito por dois mandatos. Sempre pautado pelo diálogo e comprometido com o desenvolvimento de São Chico, agora assume o desafio de ser prefeito, após alcançar 71,36% de apoio nas urnas, com o compromisso de fortalecer a saúde, a educação e as oportunidades para a população.
Cargos Públicos:
Prefeito 2025 – 2028
Vice-prefeito 2020-2024
Vice-prefeito 2017-2020
Vereador 2009-2012
Secretario de Turismo 2007 – 2008